sábado, 21 de novembro de 2015

Os índices de violência  e sua banalização da sociedade
   
     



Resumo
Este artigo ira apresentar os atos de violência que esta acontecendo no Brasil e na sociedade e os índices de violência que esta ocorrendo ainda hoje. e ira mostra como combater essa banalização na sociedade urbana e as soluções para Isso.
 
Palavras-chave:índices;violência;sociedade


Keywords: indexes, violência, society


  ABSTRACT:
This article will present the acts of violence that is happening in Brazil and in society and the level of violence that is happening today. and will show how to fight this trivialization in urban society and solutions for That.



INTRODUÇÃO

No Brasil a taxa de mortalidade aumenta cada dia mais as vitimas são jovens  que são brutalmente assassinados. A violência na sociedade brasileira é influenciada por questões socioeconômicas, políticas,demográficas e culturais. De Devido a má distribuição de renda, á falta de emprego e a desigualdade social, convivemos no meio onde a violência tende prevalecer], vemos em nosso dia á dia o quanto ela está presente: roubo, violência doméstica, assassinato,violência racial e a contra o idoso. Não podemos nem sair, pois estamos sujeito á virar estatística para algum tipo de violência acima citado. Hoje sentimos impotente pois      estamos a mercê da violência no nosso próprio reduto familiar.  


Quando analisada nas suas expressões concretas permite ser assumida como objeto de reflexão e superação. E, por fim, na medida em que a definem como “uma relação humana”, compreendem-na também como um comportamento aprendido e culturalizado que passa a fazer parte dos padrões intrapsíquicos, dando a falsa impressão de ser parte da natureza biológica dos seres humanos. Portanto, a violência necessita ser interpretada em suas várias faces, de forma interligada, em rede, e por meio dos eventos em que se expressa, repercute e se reproduz. MINAYO, M. C. de S. e SOUZA, E. R (1999)


A violência no Brasil realmente se encontra ne um estado alarmante principalmente entre os jovens, o Forum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) revela que em 2012 foram registrados aproximadamente 30 mil jovens assassinados no pais sendo 76,5% negros ou pardos e 23,5% brancos ou seja a maioria dos jovens assassinados no pais são negros ou pardos, um dos principais motivos ainda é o racismo que se encontra ainda bastante presente em nosso pais em pleno século XXI, a maioria dos jovens negros é vulnerável a violência social por muita das vezes não ter concluídos os estudos, pela violência nas ruas ou na comunidade onde vivem gerada muita das vezes pelo trafico de drogas, também por falta de oportunidades de emprego ou por possuir uma baixa renda financeira alguns jovens negros acabam optando pelo caminho da criminalidade onde acaba na maioria daa vezes sendo mortos por polícias e com isso aumentando cada vez mais o numero de jovens negros assassinados no pais, para reduzir esses indicies de jovens negro q são assassinados no pais é preciso a implementação de piticas publicas para os jovens negros com isso irá também reduzir a desigualdade racial e a violência.







                               Violência urbana
A violência urbana esta si tornando uma grande trajédia nas grades cidades. Que esta a vendo varias taxas de homicídio,milhares de jovens sendo mortos no Brasil. O brasileiro vem sofrendo drasticamente, com a falta de segurança publica e pelas brechas dadas pela constituição penal. Com isso aumentando a participação dos jovens na criminalidade; temos de destacar também a agressão sofrida pelas mulheres em suas próprias casas, onde seus parceiros as submeti a diversas agressividades. O Brasil vem cada vez mais se destacando internacionalmente devido sua incompetência de tentar acabar com a violência que assola seus cidadãos, no país morre mais gente vitima de violência do que muitos países que estão em guerra
 
Segundo: Felix (1996, p.61), a falta de progresso pessoal de maneira isolada não estimula o crime. Ocorre que, a miséria de alguns em contraste com o progresso de outros, estimularia o crime em busca de um re-equilíbrio daqueles que se sentem inferiorizados. Assim, o crime seria uma solução de emergência dos que se percebem mais pobres frente às desigualdades sociais, sendo o meio urbano um cenário propício, visto que os desiguais convivem próximos.



O que banalizou a violência
A violência si tornou comum, entre todo o mundo algum que virou rotina ,não tem mais valor Nos tempos mais antigos tinha ladrões de galinha  hoje em dia passou dos limites antes ainda ouvia historias de bons ladrões,que roubavam e deixavam dinheiro pra pagar as contas ou devolvia a carteira da vitimas, já hoje em dia eles estão matando mesmo si entregar os bens matérias que as vitimas tem e ainda são ameaçados de morte e outra ainda são estopadas i mortas e etc.
mais o que banalizou a violência na sociedade foi vários casos.   


Segundo Profª Christiane E. Blank Em termos de definição geral, a violência “pode ser um ato momentâneo ou uma série de atos praticados de modo progressivo, com o intuito de forçar o outro a abandonar o seu espaço construído e a preservação de sua identidade como sujeito de relações econômicas, políticas, estéticas, éticas, religiosas e eróticas

                              Como acabar com a violência

Para resolvemos essa solução creio que precisamos, de uma boa distribuição de renda investimentos. na educação,cultura,e trabalho entre outros.Setores de empregos na sociedade como colocar rotas nas ruas e varias áreas monitoradas por câmeras e etc.     tem  cidades que consegui reduzir o índice de violência como
Exemplo :Parnaíba-pi, reduziu 90% o numero de assalto a pessoa na rua colocando rotas de policias nas rodovias. Outros exemplo também e  no Rio de janeiro tem vários projetos, de cultura, que reduz a violência.na cidade. Não tem como acabar mais criou que a com isso ira ajudar muito a redução de assassinatos e roubos na sociedade brasileira.



segundo Regis de Morais  violência é um ato vergonhoso que acontece diariamente, em todos os lugares do Brasil e no mundo. Ninguém sai mais à rua seguro de que vai voltar ao seu lar, muitas pessoas morrem e deixam famílias em sofrimento, por causa de um assalto, uma bala perdida ou outra causa de violência.



Os índices das 30 cidades mais violenta do mundo:
des mais violentas do mundo 
1) San Pedro Sula – Honduras
2) Caracas – Venezuela
3) Acapulco – México
4) Cali – Colômbia
5) Maceió – Brasil
6) Distrito Central – Honduras
7) Fortaleza – Brasil
8) Cidade da Guatemala – Guatemala
9) João Pessoa – Paraíba
10) Barquisimeto – Venezuela
11) Palmira – Colômbia
12) Natal – Brasil
13) Salvador – Brasil
14) Vitória – Brasil
15) São Luís – Brasil 
16) Culiacán – México
17) Guayana – Venezuela
18) Torreón – México
19) Kingston – Jamaica
20) Cidade do Cabo – África do Sul
21) Chihuahua – México
22) Victoria – México
23) Belém – Brasil
24) Detroit – Estados Unidos
25) Campina Grande – Brasil
26) Nova Orleans – Estados Unidos
27) San Salvador – El Salvador
28) Goiânia – Brasil
29) Cuiabá – Brasil
30) Nuevo Laredo – México




 CONCLUSÃO 



concluímos, que precisamos realmente, de uma boa segurança publica. na nossa cidade, para que a sociedade possa viver Em um bom, lugar sem um grande índice, de violência.e os vários acontecimentos que esta ocorrendo nessa região vários coisas traz a violência como as drogas e exclusão a falta de atendimento lazer. Temos que lutar com força contra a violência para acabarmos com ela pouco a pouco.









   Referencia:
















* Estudantes do CEPESF, 2º ano turma 2cv CEPESF.
Artigo apresentado com  as disciplinas de Filosofia, geografia e história para obtenção de conhecimento e fomentar a produção textual, Sob orientação dos professores Wagner Aragão Teles, Yuri Oliveira e Crispim, Dias D`Ávila, 2015.

Alunos:
Carlos Henrique
Vinícius brito
Paloma Cardoso
Luan Rodrigues
Igor Ciríaco 

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. - Texto do resumo desalinhado;
    - Margem do lado direito desalinhada;
    - Palavras no meio do texto com letra maior que as outras;
    - Uso indevido do acento agudo na letra a;
    - Citação desalinhada à esquerda;
    - Várias palavras escritas sem acentos;
    - Erros de concordância e erros ortográficos;
    - Falta de espaçamento entre vírgulas;
    - Início de frase depois de ponto em letra minúscula.

    Ecineide Soares

    ResponderExcluir