sexta-feira, 27 de novembro de 2015


A CRISE ENERGETICA NO BRASIL E AS PESPECTIVAS REFERENTE À ENERGIA RENOVAVEL.

Autor: Amanda Santana
Alisson Barbosa
Jamile dos santos
Joceline dos santos
Mariana Ferreira

Resumo: Este trabalho tem como finalidade apresentar a crise energética que está ocorrendo no Brasil e tratar da energia renovável que é uma grande solução para a crise energética.


Palavras-chaves: Hidrelétrica, Reservatório, Usinas.

 Introdução: O consumo de energia é importante nos setores de transporte comercial, industrial e entre outros. O Brasil utiliza três principais tipos de usinas de energia sendo elas: termo elétrico convencional que vem do gás natural e o óleo, hidroelétrica fornecidas pela queda d’água, e termo nucleares que usam a energia do calor como minerais atômicos.


Atualmente o Brasil passa por uma crise energética que afeta toda uma população Brasileira, à distribuição das fontes de energia no mundo é muito irregular, assim também como seu consumo. Para que seja produzida energia elétrica suficiente para toda a população, muitas das vezes é necessário mexer no caminho dos rios e reservatórios de água através de usinas hidrelétricas. Esta grande quantidade de água é necessário para fazer girar as turbinas das usinas e produzir energia.


Neste ano, a falta de chuva foi uma das maiores nos últimos anos, causando grandes problemas. No nordeste, a situação é ainda mais delicada só tem o rio São Francisco para alimentar os reservatórios, porém o nível de água esta totalmente abaixo da media. Numas das situações mais criticas estão três maiores bacias do Brasil a do rio São Francisco localizado no nordeste, o rio Parnaíba localizado no sul, e Piracicaba na região sudeste.
No ano de 2014, por conta de uma falha no sistema elétrico, ouve um apagão entre o norte e o sudeste do Brasil, afetando cerca de 6 milhões de pessoas.
Se houver a falta de chuva, e as usinas hidrelétricas ficarem abaixo do esperado acontece o apagão, assim prejudicando a população. A crise que esta ocorrendo na cidade de São Paulo é consequência da falta de água nos rios que abastecem o sistema Cantareira. A distribuição da agua é responsabilidade de varias represas que abastecem 9 milhões de habitantes em são  Paulo, essas represas dependem de chuva para abastecer toda essa população mais infelizmente não  chove e quando chove não é o esperado pelos meteorologistas, a população  sofre bastante com essa escarces .O governo estadual tem muita responsabilidade pela crise de abastecimento que está ocorrendo em São Paulo e em regiões vizinhas. Por conta disso afetou não só a população mais também a agricultura, afetou o comercio e as indústrias, sem falar nos bares e restaurantes. São filas e mais filas para pegar água, as famílias carregam baldes, e ficam na espera de caminhões pipa. Não a água em canos, torneiras. As chuvas que estavam sendo aguardadas não vieram.


A situação pela qual a população brasileira está passando em relação no setor energético não vem de hoje. Segundo o site (IBGE. Brasil) “em exatamente 1984, ocorreu um apagão que deixou cerca de quatro estados no escuro, e por muito tempo”. As estatais e nem a matriz energética investiram lucros necessários para prevenir novas ameaças de apagões.



·         "Desde o começo dos anos 70, o Brasil convive com o risco de apagão, nesses trinta anos, já foram registrados mais de cinquenta blecautes, o mais importante foi o de 1999,quando faltou luz durante quatro horas, a falta de energia por alguns minutos no ano é normal em todo mundo. Em media, cada casa fica até dez horas sem luz por ano no Brasil".[1]


A falta de tecnologia, manutenção, planejamento, e principalmente investimentos são os principais problemas que estão ocorrendo em usinas. Por conta disso ocorrem as falhas de energia. Em 2005, ocorreu um blecaute que atingiu o Rio de janeiro e o Espírito santo, afetou bastante a população mais de 3 milhões de pessoas ficaram prejudicadas.
Em 2007 o Rio de janeiro e o Espírito santo foram atingidos novamente.
Entre outros acontecimentos que ocorreram, o mais recente que aconteceu foi este ano em janeiro de 2015 atingiu 10 estados. A falta de energia elétrica acabou prejudicando a mais de 3 milhões de pessoas.

                  Principais bacias hidrográficas no Brasil

Bacia hidrográfica é uma área onde ocorre a drenagem da água das chuvas para um determinado curso de água (geralmente um rio). Com o terreno em declive, a água de diversas fontes (rios, ribeirões, córregos, etc.) deságua num determinado rio, formando assim uma bacia hidrográfica. Logo, uma bacia hidrográfica é formada por um rio principal (às vezes dois ou três) e um conjunto de afluentes que deságuam neste rio principal.[2]

Energia renovável vem de recursos naturais que não causam danos à natureza. Temos vários tipos de energia renovável como:

A energia solar, que é produzida através da luz do sol.

Energia eólica é produzida através do vento e é uma energia limpa, produzida em qualquer região.
Outro tipo de energia renovável pode ocorrer com os aproveitamentos das ondas oceânicas, gerando uma energia limpa, Essa é a energia de ondas ou se já também pode ser chamado de undomotriz.  Em algumas fontes pesquisadas, o primeiro sistema de energia solar no Brasil, foi inaugurado em agosto de 2011, no municio de Tauá, no estado do Ceará a usina entrou em funcionamento em agosto de 2014.··.
·                No ano de 2013 o Brasil ficou na 13 posição em produção de energia eólica com uma capacidade de abastecer 40 mil residências, tinha a capacidade de produzir 1.000 (parque eólico  em Parnaíba, Piauí.) [3]Temos também os combustíveis. Renováveis como a cana-de-açúcar, que é utilizada para fabricar o etanol.

A energia renovável, é aquela energia natural que não causa danos a natureza, temos como energia renovável: energia bicombustível, bio massa, energia azul, energia solar, energia eólica e de ondas.
Segundo o site exame.com, 300 bilhões de reais será investido na geração de energia no Brasil, parte de 70% será investida nas hidrelétricas solar e eólica.
Por causa da seca o setor de energia vem tendo uma grande crise energética, com a baixa quantidade de água em seus reservatórios. Com essa crise o governo federal deveria investir na energia naturais, cada região poderia investir nos recursos naturais, gerando baixo custo na conta de energia.




[1] www.monografias.brasilescola.com

[2] http://www.suapesquisa.com/geografia/bacias_hidrograficas.htm
[3] wiki/Energia_renovavel_no_brasil

Um comentário:

  1. - Faltou espaçamento entre os títulos e o início dos textos;
    - O resumo teria que ser em inglês;
    - Nas citações o tamanho da letra é 10;
    - Alguns parágrafos estão iniciando afastado da margem e outros não;
    - Alguns parágrafos possuem espaçamento para o próximo e outros não;
    - Faltaram as considerações finais – conclusão;
    - Não fica claro onde começa e termina a introdução;
    - Várias palavras sem acentos e erros de concordância;
    - No meio do texto tem uma frase com o tamanho de letra maior do que o utilizado em todo trabalho.

    Ecineide Soares

    ResponderExcluir