domingo, 26 de julho de 2015

O uso da tenologia no Transporte


Transporte




Carolina Melo, Naiara Oliveira, Tony Max, Ivana Maria,

Yasmin dos Santos, Ingryd Santana, Gabriel Sancler.



Resumo: A tecnologia tem transformado muito os nossos meios de transporte desde a antiguidade até aqui, o transporte é um meio muito utilizado e por isso também é muito procurado por todas as gerações, ele também tem  trazido muitos benefícios pra o ser humano  trazendo mais  conforto e acessibilidade  para todos, os transportes tem evoluído muito e ainda vão evoluir cada vez mais, com o intuito sempre de poder oferecer o melhor para a sociedade.


Palavras-chaves: Avanços tecnológicos, transportes, invenções, tecnologias futuras.


Resultado de imagem para transporte antigo
O transporte vem sendo modificado ao longo do tempo. Da pré-história até os dias atuais, muitas invenções foram feitas, e vários meios foram usados para, se percorrer grandes distâncias, e ampliar os negócios. Até então o único meio de transporte usado, para se locomover era as próprias pernas, tanto homens quanto as  mulheres se deslocavam  a pé, de um local para outro em busca de alimentos, um  dos primeiros meios, foi aquele que era movido pela força do homem, mais também não era um transporte para todos, só quem usava quem estava no poder.

Tempos depois veio à ideia de domesticar os animais, mais também era muito cansativo, pois levavam horas, e horas para se chegar aos lugares desejados.  



A invenção da roda facilitou e muito o  deslocamento deles, com isso a viagem, ou até as idas aos montes, busca de alimentos, ficaram menos cansativa e ainda assim teriam mais facilidades com as cargas. Depois disso também já surgiram outros meios terrestre que também fazem o uso da roda como: carruagens, carroças, charretes, bicicleta, maquinas a vapor, motores eletrônicos, e dos motores movidos a base da queima de combustível, o transporte passou a ser realizado por locomotivas, automóveis, ônibus, caminhões, trem, carros, motos, dentre outros.


Com a chegada do motor, locomover se tornou mais fácil e rápido. O uso da tecnologia atualmente, pode se dizer ser atribuído devido condições existentes hoje em dia em todo o Brasil, podemos ver essa tecnologia nos ônibus comum de linha, onde muito já foi melhorado, e como exemplo podemos usar: as portas automáticas, o reconhecimento através da carteira de identidade para idosos e deficientes, ou funcionários públicos, também em ônibus de turismo onde há sanitários bem elaborados com sistema embutido de descargas, e o lavatório das mãos, possuem também televisões para o entretenimento de seus passageiros, há também alguns que possuem redes de internet via sinal (wifi), que também são liberados para os passageiros.


Podemos ver tecnologias ate mais aprimoradas em vários ônibus, que já estão nas ruas de grandes metrópoles como, por exemplo, São Paulo, Rio de Janeiro, e em capitais como Aracaju, Maceió, etc. O uso  da impressão digital para a entrada ou passagem borboleta para o acento, ou o uso de cartões magnéticos, usados com certo “cartão de credito”, pois é preciso recarrega-lo para poder fazer o uso do ônibus e ir a seu determinado lugar, ao recarrega-lo só será preciso passar ele em uma “caixa” onde esta localizado o reconhecedor ou leitor do código de barras do cartão, para então ficar registrado que foi retirado um valor em passagem daquele cartão, dando uma melhoria em relação a organização e contagem de passageiros que usaram aquele meio de transporte a cada dia.

Um dos fatores mais importante para o Brasil e o mundo, são as novas técnicas que estão sendo usadas nos carros e motos, hoje fabricados para poluir menos o ar, que devido á veículos poluentes que afetaram diretamente a camada de ozônio, foi preciso criar essa melhora fantástica, e muito útil e necessária para todo o universo, não excluindo nação, nem flora e fauna, a natureza, os animais, e tudo que nela reside, nem a humanidade em si, pois o aquecimento global é e sempre vai será um problema mundial, que a tecnologia hoje é usada, tanto no transporte como em vários fatores, de modo sábio e muito bem aproveitado.



O sonho de voar também se tornou realidade, graças à fantástica ideia de “Santos Drummond”, surgiu o avião, graças aos os avanços da tecnologia se modernizou   muito surgiram: novas aeronaves, aviões modernos, foguetes, helicópteros etc. Este meio de transporte que melhora a cada dia mais, em tecnologia e em vários outros setores, hoje existem muitas empresas aéreas, como por exemplo: a TAM, a GOL, e varias outras empresas nacionais e internacionais, e multinacionais, sempre estão procurando inovar em termos de conforto, comodidade, segurança e velocidade, permitindo uma locomoção rápida, porem tranquila para seus passageiros.

O avanço da tecnologia trouxe para o ser humano mais conforto e comodidade, praticamente não existe doença sem cura, ou pergunta sem resposta.

Em um mundo, um século, onde estamos sempre correndo, para mim o avanço da tecnologia no meio de transporte, é um dos avanços mais importantes para a sociedade.

 "Não ficaríamos surpresos se, dentro de cinco a dez anos, as pessoas estiverem voando por aí diariamente", afirma o presidente da companhia, Peter Coker. É claro que, ao menos até agora, essas máquinas de voo individuais ainda parecem distantes da maioria de nós. E enquanto isso, as populações das grandes cidades crescem a um ritmo acelerado, e o congestionamento, a poluição e o estresse tendem a aumentar, a menos que mudemos nossos sistemas de transporte urbano.


Trânsito, stress, ônibus lotado... Tá na cara  que o futuro vai pertencer a eles: Meios de Transportes Aéreos! Segundo pesquisadores da ANTT (Agência Nacional de transportes Terrestres), entre 2005 e 2013, a procura por empresas rodoviárias,  teve uma queda de 7,1 milhões de usuários. Essa queda se deu, pela praticidade de estar, em uma cidade, estado ou país, em menos de 3hs.

A queda do valor das passagens aéreas também contribuiu muito, para que as pessoas buscassem os serviços aéreos.

Visando o crescimento, e lucro neste mercado, empresas como a AIRBUS (Empresa europeia de aviões), já projetam o avião de 2050. Segundo o vídeo publicado pela empresa, poucas coisas será  diferentes dos atuais. O que irá mudar  serão: a angulação das assas e da leme,  às turbinas ficaram menores e acoplada a aeronave.

Séculos atrás, também surgiu o interesse de conhecer o mar, porém até então, só tinham conhecimento de rios, cujo o meio usado era as canoas. A navegação foi um dos meios, mais importante para a ampliação do comercio, e para o conhecimento de varias culturas, no mar obtiveram muitas conquistas e descobriram novos mundos.

Desde então foram desenvolvendo várias maneiras de transforma-los, até mais tarde chegar a barcos, caravelas, iates, lanchas, navios, submarinos e etc, que também há tecnologia de ponta a ponta, que alguns são usados para turismo, entretenimento familiar, em viagens longas em mar aberto ou em rios. Esses avanços nos permitem explorar os oceanos e exportar grandes cargas de um ponto a outro do planeta.






Conclusão: Os avanços tecnológicos tem transformado a vida da sociedade ao longo dos anos. A tecnologia nos dar flexibilidade, no meio de transporte pois,  através dela ficou mais fácil, prático e  seguro  se locomover, para longas distâncias.  O futuro assim como o presente, será ainda mais movido pela tecnologia, o que modificará ainda mais os nossos meios de transportes.


9 comentários: